Inventando Moda
— 4 de junho de 2013 — HISTÓRIA, JEANS, Looks

JEANS …

Peça mais democrática no closet de uma mulher e o tecido mais democrático da moda, o jeans, completou 141 anos no dia 20 de maio. E você, sabe como e onde ela surgiu?? Não?! Vem comigo!!!

O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. O nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado por apenas “denim“. Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de “genes” pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de “jeans”. Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia!

genova-copy
O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloroção azul, que veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido.

O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 1970. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul. O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, dando assim um melhor caimento. E depois a inclusão do algodão com o poliéster e o elastano adicionando à praticidade do jeans o brilho do poliester e o caimento perfeito do elastano.

Em comemoração a data, a marca Levis produziu um vídeo com imagens históricas de sua calça. Vale a pena conferir!!

E aqui, modelos atuais para nos inspirar!!!

ABERTURA
FLARE
JEANS 1
Pantalona
shorts
Street-Style-Jeans-1
Bjs bjs bjsssss.

Contador de Visitas Gratis
por Camilla Marins



Deixe um comentário!






Inventando Moda
por Camilla Marins
Arquivo do blog