Inventando Moda
— 26 de agosto de 2014 — DICA BEAUTÉ, dicas de beleza e saúde., SAÚDE

BOA NOITE, CINDERELA!

Em tempos de tanta falta de tempo (isso mesmo), agenda lotada, correria e dias que rendem tão pouco, achamos que 24 horas são insuficientes para realizarmos tudo o que precisamos. Queremos sempre mais, temos sempre mais uma coisinha aqui ou ali para resolver e vamos estendendo a programação frenética até altas horas da noite, comprometendo algo muito importante: uma boa noite de sono. Infelizmente esse é um dos males do século 21. Muita gente acha que dormir oito horas por noite é besteira e perda de tempo. Passar 1/3 da vida dormindo?! Imagina?! Mas você precisa dormir bem este 1/3 para aproveitar melhor o restante.

Sou rainha em dormir pouco, fico ligada até a madrugada acompanhando todo meu trabalho pelo celular e sei o quão ruim isso é para minha saúde. Mais do que a sensação de cansaço e o desconforto físico e mental que uma noite mal dormida proporciona, a insônia trás perigos que muitas vezes nós subestimamos, como: hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou até mesmo ganho de peso. 

Pensando em melhorar a qualidade deste bem tão preciso, compartilho com vocês umas diquinhas que farão você dormir melhor.

Checar o celular antes de dormir

Oi?! Alguém falou comigo??? Rsrs.

A luz ofuscante de um tablet, smartphone ou do seu computador pode comprometer o ritmo  natural do seu corpo através da supressão de melatonina, hormônio que ajuda a regular os ciclos de sono. A sensibilidade ao brilho digital pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, é uma boa ideia evitar a tecnologia de uma a duas horas antes de deitar e, princialmente, não misturar gadgets com o local do descanso.

Rotina Diária

Ter rotinas noturnas e um horário regular para dormir e acordar, auxilia na manutenção de uma qualidade regular do sono.

Beber antes de ir para a cama

A bebida parece uma boa maneira de relaxar antes de dormir, mas o álcool pode prejudicar o sono contínuo, já que inicialmente deprime o sistema nervoso central, produzindo um efeito sedativo, mas sabota a manutenção do sono, pois cria uma onda abrupta de adrenalina ao ser metabolizado.

Horário do Treino

A atividade física melhora o padrão do sono e é fundamental a sua prática para evitar o sedentarismo, liberar substâncias que aumentam o estresse e mobilizar a energia basal, mas deve ser praticado pelo menos 3 horas antes de dormir.

Cama é para dormir

Evitar passar tempo excessivo na cama. A cama deve ser um local estritamente para dormir. Se você não consegue dormir, é preferível levantar e sair do quarto até que o sono retorne.

Relaxe

Procurar relaxar física e mentalmente pelo menos 2 horas antes de dormir. Evite discutir, resolver problemas, calcular despesas, fazer esforços físicos, etc. É muito salutar o hábito de ter uma agenda para escrever os compromissos e prioridades. Idealmente a agenda deve ser organizada cerca de 4 horas antes de deitar. A agenda permite que você não se esqueça de nada importante, organize melhor sua rotina e durma mais tranqüilo, sem se preocupar com o que não deve esquecer para o dia seguinte.

Prontas para seguir as dicas e melhorar a qualidade do sono???

Boa Noite Cinderela!!!

Bjs bjs bjsssss.

 

 

 

por Camilla Marins



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